Gestão Aplicada para Gestores de PME

Desafios Estratégicos

Edição abril/julho 2022

Empresa: 

SoftFinança – Smarter companies, happier lives

 

Academic mentor:  Professor Nadim Habib

                                       nadim.habib@novabase.pt

                                      927 427 555


Business Mentor:   Luis Teodoro

                                     luis.teodoro@softfinanca.com

                                     969 741 222 


Grupo 4:                  Catarina Oliveira                                                                                                    

                                     catarinaholiveira@gmail.com     

                                     925 188 323          

 

                                     João Salgado       

                                     joao.salgado@enbiente.com

                                     931 156 216   

 

                                    Mário Gomes

                                    mariojoao@omassa.com

                                    965 026 705 

 

                                   Paulo Monteiro 

                                   pj.monteiro@hotmail.com

                                   967 447 883     

                                  

                                  Ricardo Hortelão

                                  ricardo.hortelao@incompol.pt

                                 960 102 775

Desafio Estratégico

Estratégia de abordagem a um novo setor de atividade, com um novo modelo de negócio e alteração de identidade existente da linha de produtos – Digital Solutions.

Objetivos

– Análise do mercado, oferta e players existentes nesta área de atuação;

₋ Análise do produto existente e identificação de possíveis alterações e evolução do mesmo, tendo já em conta o roadmap de novas funcionalidades que se pretendem implementar;

₋ Identificação de público alvo e definição de vantagem competitiva e proposta de valor;

₋ Definição do modelo de negócio e métricas;

₋ Estratégia visual e de comunicação para alteração da identidade que existe hoje dessa linha de produtos (Segg);

₋ Definição de abordagem ao mercado, comunicação e divulgação.

A SoftFinança

A empresa SoftFinança existe desde 1990, desenvolvendo projetos e soluções de engenharia na área das tecnologias de informação. Atua em diversos setores de atividade e geografias, com uma estratégia de atuação em novos mercados, privilegiando oportunidades em países emergentes.

Destaca-se atualmente a presença nos países africanos francófonos e América Latina, com projetos em São Tomé e Príncipe, Alemanha, Malta, Angola, Senegal e República Dominicana. 

Com experiência e know-how acumulados ao longo dos mais de 30 anos de atividade, e sempre orientados para o setor financeiro, desenvolveram, nomeadamente, soluções de Self-Service, pagamentos móveis, monitorização e controlo, soluções de segurança e partilha de informação sensível.

Ao longo do tempo, tem desenvolvido diversos projetos e produtos, sempre marcados pelos altos padrões de exigência e segurança do setor financeiro, contudo abraçando diferentes áreas de atuação, como por exemplo Saúde, e Retalho.

Destacam-se alguns momentos de referência no seu crescimento:

Dos casos de sucesso e parceiros apresentados, deve referir-se, no setor financeiro, o Grupo Crédito Agrícola, para o qual a transformação digital é uma estratégia e portanto, ao longo dos últimos anos, tem feito uma aposta constante em novas soluções, nomeadamente, a nova geração do ATM B24+, que permite depósitos e levantamentos com recirculação de notas e moedas, o dinheiro dos depósitos é conferido e validado de forma automática, sendo colocado nos mesmos cacifos de onde sai, o que permite reduzir um conjunto de custos. Manutenção de novas montras digitais com contraste de luminosidade para uma melhor legibilidade. Tablets iPad que permitem aos clientes aceder a um conjunto de funcionalidades ou os novos preçários digitais com atualização em tempo real e a gestão de atendimento que permite gerir de forma eficiente a equipa. Estes são algumas das soluções implementadas pelo Crédito Agrícola nas suas agências a nível nacional.

Também no setor financeiro, têm uma parceria de longa data com a Caixa, que se concretiza no apoio continuo ao serviço CaixAutomática. Tiveram participação desde a sua génese, suportando a visão e a estratégia do banco para este canal e ajudando o Grupo Caixa Geral de Depósitos a construir a rede self-service mais completa e sofisticada do país.

No setor do retalho, a Sonae Financial Services escolheu a SoftFinança como parceiro tecnológico para desenvolver toda a componente da relação com o cliente do Cartão Universo. Este, reúne um conjunto de funcionalidades invulgares na banca portuguesa. Exemplo disso é a possibilidade de inibir ou desinibir o cartão para um determinado país, ou ainda permitir a criação de alertas através de SMS para movimentos superiores a determinado montante configurável através da App. Para além das funcionalidades tradicionais de gestão do cartão, oferece ainda seguros, simuladores de crédito e um marketplace que permitem aos clientes fazer compras incluindo a possibilidade de contratualizar online, portanto através da App, sem necessidade de assinar papéis. Permite ainda a associação do cartão ao cartão Continente, de forma a ser utilizado em substituição do mesmo.

O projeto realizado com a Nossa Farmácia, no setor da saúde, demonstra a capacidade de adaptação dos produtos a diversas plataformas. Neste caso, a transformação digital deste grupo de farmácias portuguesas através de uma solução mais ampla e integrada que disponibiliza, para além dos canais digitais, uma plataforma de e-commerce com gestão integrada e um vasto conjunto de elementos de saúde de cada utente orientados para a prevenção e melhoria da qualidade de vida. Tudo isto integrado numa única solução totalmente orientada ao utente.

Este projeto do Grupo Addo Pharm, o maior grupo de farmácias do país, tem uma cobertura geográfica nacional, integrando todos produtos de Saúde e Bem-Estar nas áreas de Beleza, Bebé e Mamã, Suplementos, Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica, e muito mais. A solução está completamente integrada com todos os intervenientes externos envolvidos no processo, permitindo uma gestão completamente automática e em tempo real de todo o fluxo de compra.

Para cada um destes mercados, existem clientes com diferentes necessidades, expectativas e dimensão e nesse sentido as soluções são desenvolvidas em parceria e com o objetivo de estabelecer uma relação de longo prazo, de acompanhamento e partilha de condições para a inovação e crescimento.

Independente do projeto específico, os seus objetivos estratégicos da SoftFinança são permanentes:                “Sermos uma empresa com profundo conhecimento de negócio, dominando a tecnologia mais adequada, adaptando as nossas soluções, cultura e processos às especificidades legais e culturais de cada país onde temos presença. Sermos uma empresa focada na entrega de valor com base nas nossas soluções, encontrando o equilíbrio correto para a integração da nossa oferta na arquitetura de sistemas de informação dos nossos clientes.”

Produtos SoftFinança

Da linha de produtos de canais digitais oferecidas pela SoftFinança destaca-se o SEGG.

A plataforma SEGG é o resultado de mais 25 anos de experiência em Self -Service no setor financeiro e de uma estratégia inovadora para os canais digitais. Desenvolvida pela equipa sénior de I&D da SoftFinança, permite implementar e gerir uma rede de canais interativa, dinâmica e transacional.

Reúne soluções de gestão e monotorização de espaços de atendimento, e redes de canais de comunicação interativa e digital para empresas. As empresas podem transformar o seu contato com os clientes e colaboradores, numa verdadeira experiência digital, com uma linha de soluções que compreende os seguintes produtos:

Gestão de Atendimento que realiza uma gestão eficaz dos fluxos, filas de espera e processos relacionados com o atendimento.

A funcionalidade de Digital Signage oferece comunicação para o exterior captando a atenção de potenciais clientes.

Os Kiosks terminais interativos, com gestão e distribuição centralizada de conteúdos.

TV Corporativa é um canal privado e exclusivo com informação de notícias, produtos e serviços.

O E-Commerce é um produto que permite a criação de Lojas Online e/ou Marketplaces responsive, customizados às necessidades dos clientes, com o objetivo de proporcionar uma “user experience” fácil, intuitiva e segura.

Análise de tráfego com dispositivos que permitem a contagem de pessoas, tipificação, gestão de limitação e navegação no espaço.

Este sistema criado inicialmente para o ecossistema do setor financeiro, tem a robustez, fiabilidade, funcionalidade e flexibilidade para responder a organizações com elevada exigência em qualquer setor de atividade, que operem num âmbito local, regional, nacional ou mesmo global. Através da criação e especialização de um conjunto de funcionalidades orientadas aos vários setores de atividade, indo ao encontro das exigências que não se encontravam adequadamente resolvidas noutras ofertas do mercado, tendo hoje um SEGG especializado para cada setor.

Com uma vasta experiência na entrega de Store Digital Solutions, a SoftFinança entrega soluções adequadas às necessidades de cada cliente, ajudando-o a controlar, gerir e operacionalizar a sua comunicação digital.

Todos os periféricos instalados são geridos centralmente, permitindo a permanente monitorização e rapidez de atuação, para seu controlo e verificação.

Potenciais Setores de Atividade Identidicados

  • Administração Pública
  • Retalho
  • Turismo
 
Dos Setores que identificámos, destacamos dentro do Turismo, o Alojamento  como sendo aquele que que tem uma aplicabilidade do sistema, imediata. 
 
Se olharmos para a infografia abaixo, facilmente nos apercebemos que o Hotel é sem duvida, o tipo de alojamento preferido dos Turistas em Portugal. Tornando-o no sector com maior potencial para aplicação de IA e processamento massivo de dados.

Fonte: Deloitte (Documento anexo) 

Fonte: Hubinternacional.com (Documento Anexo)   

Proposta

Reconhecendo todas as potencialidades e a experiência e know-how reconhecidos no mercado, nomeadamente nas áreas financeira, saúde e retalho, propomos que a SoftFinança invista na área do Turismo e Lazer, através do setor hoteleiro com o sistema SEGG como base, mas com um rebranding que torne claro aos potenciais clientes a sua aposta neste setor e nas funcionalidades e capacidades de resolução de dificuldades de gestão do cliente hoje existentes.

Assim nasce a: CX Hotels

CX Hotels da sigla reconhecida internacionalmente como Costumer Experience e do setor específico a que o sistema se destina, neste caso, hotelaria “Hotels”.

Este nome é um dos passos necessários a uma abordagem mais simples e clara que será adaptada nos meios de comunicação da SoftFinança com os seus potenciais clientes, no sentido de tornar mais claro o que o seu produto oferece, para quem se destina e que problemas pretende resolver.

A CX Hotels é um sistema de suporte e gestão através do qual o cliente do setor hoteleiro terá a sua App totalmente customizada, com o nível de funcionalidades e ferramentas digitais que mais se adaptem as suas necessidades, com o objetivo claro, não só de facilitar a operação, através da obtenção de dados sobre o custumer journey, como também simplificar a gestão das unidades Hoteleiras.  

Sabemos que a jornada do cliente começa sempre antes mesmo de entrar no estabelecimento hoteleiro. Nesse sentido, a melhor forma de o servir, da maneira mais personalizada e eficaz, é conhecendo-o. De onde vem, o que pretende fazer e como, sugerir opções ao seu gosto, para onde vai e como se recorda ele da experiencia que teve.

Como breves exemplos, propomos:

Fazer o seguimento de todas as interações do Cliente, em toda a sua jornada, quer seja no meio online (site ou mobile) ou quer seja no meio físico., através da instalação no Hotel de Kiosks digitais, para efetuar: a reserva, o self-checkin, a marcação serviços do hotel e  o self-checkout. Todos os Clientes são convidados a instalar a app do Hotel/Grupo Hoteleiro com o QR code da mesma disponível em ecrãs digitais espalhados pelo Hotel.

Com a app instalada, os clientes podem abrir a porta do quarto, controlar o Ar Condicionado, as luzes, Tv. Podem solicitar room service, podem marcar ida ao SPA do Hotel, ou mesmo solicitar disponibilidade de Toalha, antes de aceder á Piscina. A simples leitura de um QrCode na entrada na Sala de pequeno-almoço, identifica de imediato o cliente.

Claro que juntamente com as funcionalidades do Hotel, o Hóspede teria acesso a um MarketPlace, resultado de Parcerias com terceiros. Especialmente comercio/Serviços em redor do Hotel.

Potenciais Clientes

A credibilidade e experiência alcançada pela SoftFinança nos diversos setores em que atua, nomeadamente na banca portuguesa, permitem potenciar a sua capacidade de alcançar novos mercados como o do Turismo e Lazer, com forte tendência de crescimento.

Como ponto de partida para este projeto, identificámos como clientes target:

Qualquer um destes Grupos nacionais tem capacidade de integração deste tipo de Solução, uma vez que com facilidade se identificarão com a notoriedade, fiabilidade e credibilidade da Softfinança, enquanto parceira.

Potenciais Concorrentes

Concorrente generalista, oferece soluções para todos sectores de atividade.

Concorrente especialista oferece soluções completas para o setor da hospitalidade.

Monitorização da solução CX Hotels

• Ao abrigo do PT2030 pode ser comparticipado como inovação e digitalização;

Fee fixo de entrada nivelado pela faturação pré-implementação;

Sucess fee em função do aumento de faturação depois da implementação;

Third parties  integrantes da MARKET PLACE pagam em % da faturação;

Parceiros de referal pagam um fee mensal pela inclusão ou em alternativa se   o pagamento for feito com a plataforma um % do valor.

Escalabilidade da Solução CX Hotels

A Escalabilidade da implementação da CX Hotels, é evidente.

 Poderá acontecer:

• Dentro do mesmo grupo diferentes unidades em diferentes geografias do território nacional

                     Ex: visabeira –  montebelo lake resort – Aguieira;  montebelo city.

• Dentro do mesmo grupo diferentes países.

                     Ex: Montebelo Portugal / Montebelo Moçambique

• Outros grupos em território nacional ou internacional

                    Ex: Pestana, Vila Gale, Turim, D. Pedro, Sana, Bensaude. 

Anexos
Post-scriptum:

Esperamos ter ido de encontro do Desafio proposto, agradecendo desde já aos Mentores, pelo Tempo que nos despenderam, de forma a ajudarem a desenvolver melhor a nossa abordagem, ao novo setor de atividade.

Agradecemos a todos os Professores e especialmente aos colegas que nos acompanharam ao longo do nosso percurso, e que de alguma forma contribuíram para enriquecer a nossa experiência por aqui. 

 

Grupo: Catarina Oliveira | João Salgado | Mário Gomes | Paulo Monteiro | Ricardo Hortelão

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência de utilização. Leia a nossa Política de Privacidade.