A instalação de painéis solares é a primeira opção para quem procura ser mais sustentável. Através de um sistema de autoconsumo, não só reduz a sua fatura da energética, mas também ajuda o ambiente.
Vamos ajudá-lo a escolher a melhor solução para si e ficará a saber mais sobre esta opção. Aqui estão 5 conceitos a ter em conta quando se fala em painéis solares e autoconsumo.
1 – Qualquer consumidor pode beneficiar de um sistema de painéis solares e autoconsumo
Seja para o seu domicílio ou para a sua empresa, tirar partido do sol e investir num painéis solares é já um grande passo. Não só diminui da sua pegada ambiental como também também reduz a sua fatura energética.
No entanto, o retorno do investimento é notório para quem consome energia durante o periodo de produção fotovoltaica. Assim, não será necessário armazenar energia para periodos fora do horário de produção, pois nas empresas, a instalação de sistemas de armazenamento pode não ser tão viável.
2 – Faça uma análise do seu consumo de eletricidade
Dependendo do tipo de edifício e da sua construção, o consumo pode sofrer variações entre os dias úteis e o fim de semana, entre o dia e a noite e entre o Verão e o Inverno. Sendo assim, um sistema de autoconsumo pode ter periodos em que a produção de energia é superior ao consumo.
No que toca à instalação de painéis solares, cada caso é um caso! De forma a maximizar o retorno do investimento é essencial saber o seu perfil de consumo e adequar o seu sistema de autoconsumo, de forma a minimizar o excedente energético.
3 – A poupança é garantida.
É possível fixar os custos de energia elétrica, ficando protegido contra os futuros aumentos. Os preços da eletricidade estão continuamente a aumentar, sem dúvida. Segundo o Eurostat, nos últimos 10 anos, o preço de cada kWh aumentou 50% para consumidores industriais e 61% para os consumidores domésticos.
Com toda a certeza, o autoconsumo pode ser considerado um aliado da eficiência energética e da rentabilidade económica, levando à redução dos custos energéticos.
4 – Existe legislação específica para a instalação de Painéis Solares para Autoconsumo.
O Decreto-lei 153/2014 regulamenta o regime da produção distribuída e define duas tipologias. Unidade de Produção em Autoconsumo (UPAC) e Unidade de Pequena Produção (UPP) Saiba mais aqui!
5 – Os sistemas precisam de pouca manutenção e o tempo de vida útil é considerável.
Duas grandes vantagens dos sistemas solares são, sem dúvida, o facto da sua manutenção ser simples e da sua vida útil ser em média 25 anos. Actos simples como mantê-los livres de obstruções e sombras ou verificar periodicamente o seu estado de conservação são tarefas que podem poupar algumas dores de cabeça e manter a eficácia dos seus painéis.
Em todo o caso, sempre que precisar de manutenção técnica, deverá contactar uma empresa habilitada para tal.
E porquê escolher a Enbiente?
O nosso gabinete de projecto faz o cálculo e o dimensionamento da obra com o intuito de garantir que a solução a instalar é a adequada à sua empresa. Avaliamos e executamos o projecto com foco no retorno económico e fiablidade técnica, garantindo o máximo rigor bem como a solução mais sólida e duradoura para o seu negócio.
A nossa equipa e os nossos parceiros estão certificados e possuem a experiência necessária para que a instalação seja exatamente o que precisa: simples e eficiente. Todos os nossos painéis receberam o selo de garantia TIER 1 e apostamos nos melhores sistemas de fixação e ancoragem.