Há quem acredite que os meses de julho e agosto são os melhores meses para a produção fotovoltaica. Será isto verdade?
A resposta é não. Confuso(a)? Nós explicamos melhor…
Antes de mais, é importante perceber quais os fatores – em relação ao clima – que têm influência na produção de energia fotovoltaica.
Tamanho dos dias: quanto maiores forem os nossos dias, maior será a produção de energia solar.
Nebulosidade: apesar de não cessar a produção de energia solar, o tempo nublado acaba por diminuir a produção fotovoltaica.
Temperatura muito elevada: fique ciente de que calor é diferente de radiação solar. O sistema fotovoltaico necessita de radiação solar para funcionar corretamente e não de calor. Aliás, o calor é prejudicial para o seu bom funcionamento, uma vez que sobreaquece as placas solares e diminui o seu grau de eficiência.
Para além destes fatores climáticos, existem outros tantos que influenciam a produtividade e eficiência do sistema fotovoltaico, como: a qualidade dos painéis e dos restantes componentes do sistema, o correto dimensionamento do sistema, a instalação, a manutenção e por último, mas não menos importante: a limpeza dos painéis solares.
A sujidade acumulada nos módulos solares interfere diretamente na captação da radiação solar e pode reduzir entre 10 a 15% a sua eficiência.
Quando um painel solar está muito sujo pode perder até 50% da sua eficiência em comparação com um painel solar limpo a até avariar.
Mas tenha atenção: os painéis solares não devem ser limpos com qualquer produto convencional de limpeza. Essa ação poderá comprometer a eficiência, rentabilidade e funcionamento do sistema e anulará a sua garantia.
A Enbiente tem o produto indicado para efetuar uma limpeza eficaz e segura: o Solar Wash Protect ↴
Concluindo…
O verão não é a melhor estação para a produção fotovoltaica porque, embora os dias sejam maiores, as temperaturas são muito elevadas.
Os melhores meses para a produção fotovoltaica são: março, abril, maio e junho, pois ainda apresentam muitas horas de radiação solar por dia e as temperaturas são mais amenas.
Ou seja: a primavera é a melhor estação do ano para a produção de energia fotovoltaica.
Ainda assim, os nossos sistemas estão aptos para produzir energia durante todo o ano, até nos meses mais frios e dias mais nublados, assegurando assim a sua eficiência energética e poupança.
Visto que estamos a aproximar-nos da melhor estação para a produção fotovoltaica, não se atrase!
Peça já um orçamento para o seu sistema fotovoltaico aqui.