Atualmente é possível encontrar no mercado imensos dispositivos que se destinam a reduzir o consumo de água, mas a escolha e aplicação dos mesmos é certamente mais adequada quando se identificam as ineficiências do uso da água na sua instalação. E para isso, já existem serviços que podem ser contratados, como a auditoria hídrica.
O que é a auditoria hídrica?
A auditoria hídrica é uma avaliação detalhada das condições de utilização da água numa instalação. Esta pode ser realizada, em residências e empresas, por profissionais especialistas em conservação da água, por consultores ambientais ou empresas de consultoria.
Visa avaliar e otimizar o uso da água a partir de um processo de análise detalhada do consumo de água, identificando oportunidades de poupança e eficiência hídrica.
Como é realizada a auditoria?
1. É realizada uma recolha de dados sobre os processos e atividades que envolvem a utilização da água na empresa/residência, incluindo volumes, finalidades e horários de consumo;
2. É realizada uma inspeção minuciosa às instalações hidráulicas e equipamentos, podendo incluir uma análise às tubagens, torneiras, chuveiros, máquinas de lavar louça e roupa, sistemas de rega, sistemas de tratamento e reutilização de água, sistemas de refrigeração, etc.
3. São analisados os consumos passados e atuais de forma a identificar padrões de uso e tendências;
4. São identificadas fugas, desperdícios e utilizações pouco eficientes de água;
5. São identificadas oportunidades de melhoria perante um plano de ações, podendo envolver a recomendação de substituição de equipamentos por versões mais eficientes, a instalação de dispositivos economizadores de água, a formação dos moradores/trabalhadores sobre práticas de uso responsável, entre outras ações.

Outras vantagens da auditoria:
- Redução dos custos da água;
- Obtenção de pelo menos 10% de poupança através das ações de otimização, sem investimentos;
- Obtenção de até 80 % de poupança através de ações de otimização, com investimentos;
- Identificação de oportunidades de aproveitamento de águas pluviais e cinzentas;
- Contribuição para a sustentabilidade ambiental;
- Melhoria da imagem da empresa perante consumidores e sociedade.
É importante mencionar que o potencial de economia de água para uma empresa varia mediante diversos fatores como o setor de atividade, as práticas de utilização de água existentes, as condições climáticas e a localização geográfica da instalação. No entanto, todas as empresas têm um grande potencial para alcançar economias significativas de água através de auditorias hídricas.
Apresentamos-lhe um exemplo ilustrativo para que tenha uma ideia geral da poupança:
Imaginemos que uma empresa de grande dimensão realize uma auditoria hídrica e implemente medidas de conservação que resultem numa redução de 30% no consumo de água anual. Se, inicialmente a empresa consumia 20 milhões de litros de água por ano, a economia anual passaria a ser de 6 milhões de litros.
E o melhor?
A Enbiente já presta serviço de auditoria hídrica adaptada a cada cliente!
Se tem interesse em realizar uma auditoria hídrica na sua instalação, fale connosco.
Artigo elaborado por: Gizela Conde